"...Ao lutar com seus homens nutrindo os filhos do leito..."
Com requintes da lua cheia iluminando as réplicas dos desenhos indígenas nas ruínas do antigo museu do índio, o espetáculo “à sombra do merizeiro” estreou depois de quase seis meses de processo criativo e de arte educação.
O espetáculo foi fruto de uma oficina de iniciação teatral desenvolvida dentro do projeto “Danças e Andanças” que reuniu duas turmas de diferentes comunidades (Alter do Chão e São Braz) em torno de estórias e histórias de vida dos povos da Amazônia em uma montagem de cunho ritualístico e intergeracional.
E na noite seguinte foi a vez da Comunidade de São Braz receber os frutos de seu acolhimento. Para não perder a proposta de cenário vivo as águas que nos guiaram ao fundo dos rios pelas veias amazônicas, a beira do Igarapé do Balneário RP da Dona Maria Rosane, foi o palco da segunda noite que abrigou as estrelas que iluminaram as folhas trocadas no último dia do processo...
Projeto Construsom na trilha sonora do merizeiro
Andarilhos e Dançadeiros
Cauã Nóbrega
Valmir Nobre
Jade Nobre
Iaci Penteado
Fabiano Jucá
Ronaldinho Nobre
Ronaldinho Nobre
Danimara Queiróz
Elen Patrícia
Lairton Lucas
Glória Queiróz
Maria Cualene Santos
Woshington Elasio Cardoso
Zagalo Rocha
Andria Juliane
Gilmar Alves
Elisandra Cheiro
Investigadores de memória: Iris Gabriela Costa,Caroline Castro,Iaci Penteado,Aluá Faria,Nuíta Jasmim,Ahimsa Faria, Ezequiel Pereira,Tainá Nobrega,João Costa,Thabata Ottoni e Daniel Wegmann.
Entrevistados: Luzia Lobato, Civito Malaquias,Raimundo José Sardinha,Elson Correa,Maria Benedita,Rafael dos Santos,Cantino Ferreira, Maria Costa, Laurimar Leal, Ezequiel Pereira, João Costa e Elen Patrícia e Brenda Alves.
Colaboradores: Iaci Penteado,Juliana Balsalobre,Juliana Jucá,Jorge Indio,Conselho Comunitário de Alter do Chão,Maria Auxiliadora, Associação dos Moradores São Braz,Escola Municipal Boa Ventura,Adelina Vieira,Espaço Alter do Chão (Borô) Circo Alter, Arte Grupo Lago Verde,Thiago Oliveira,Suely Nobrega,Marcos Motta Abreu, Dr. César Macedo, Alessandra Faria e Allison Jone e Eugênio Scannavino Netto.
Figurinos: Juliana Jucá (Jujucá)
Iluminação e imagens: Phillipe Urvoy
Designer Gráfico: Marcos Motta Abreu
Construção das máscaras: Elen Patrícia,Cauã Nobrega, Maria dos Santos, Woshington Elásio, Mateus e Brenda Alves.
Orientação máscaras: Cauê Nobrega e Carlos Godoy
Músicas do espetáculo: “Bumba bumba”(música angolana de reverência as águas transmitida oralmente por Laurimar Leal) Homenagem ao Espanta Cão,“Salve as folhas”(de Ildásio Tavares, álbum Brasileirinho Maria Betânia),A vida de Todo eles (de Thabata Ottoni e Daniel Wegmamm)
Direção Musical:Alan Cheto
Músicos: Participação especial do projeto Construsom com, Alan Cheto,Rafael Jucá, Daniel Wegmann e Catraca Blue.
Produção: Danças e Andanças
Dramaturgia: Daniel Wegmann e Thabata Ottoni
Direção: Thabata Ottoni
fotos: Marcio Ramos e Phillipe Urvoy










